As acções de formação e as relações entre o CCI, o IFAPA e o Conselho Muncipal da Beira continuam e reforçam-se mês após mês. No segundo semestre de 2023, dois novos ciclos de formação tratam de competências, ferramentas e abordagens metodológicas de gestão de projectos, programas e recursos humanos. Este curso é muito importante para transformar os processos de desenvolvimento local em acções concretas através de políticas públicas específicas.
No âmbito do nosso projeto multi-actores, surgiu a necessidade de partilhar uma linguagem comum, que inclui também ferramentas e metodologias que facilitam uma comunicação mais eficaz, melhoram a colaboração e optimizam a contribuição desta parceria internacional.
Os governos locais moçambicanos enfrentam vários desafios fiscais, sociais, políticos, económicos e tecnológicos. Estes desafios afectam a eficácia da governação local e a prestação de serviços essenciais aos cidadãos.
Esta complexidade não pode ser gerida apenas através da aplicação de normas técnicas e de práticas de gestão, por exemplo, nos domínios da gestão dos recursos humanos, da política e da estratégia, ou da reorganização institucional; estas devem ser acompanhadas de medidas práticas para transformar a cultura e o ambiente interno, a fim de melhorar o desempenho organizacional e a sustentabilidade dos resultados.
A formação do projeto MUDAR decorre sempre em duas fases: a primeira, em regime de e-learning, é ministrada pelo CCI e destinada aos formadores do Instituto de Formação em Administração Pública da Beira; a segunda, envolve uma reformulação, pelo IFAPA dos conteúdos adquiridos e a estruturação de uma formação presencial e específica, destinada a vereadores, dirigentes e técnicos do Município da Beira.
Esta modalidade permite, talvez, um dos pontos mais importantes quando falamos de formação de adultos: a personalização dos conteúdos. A criação de programas de formação que tenham em conta os objectivos individuais, colectivos e específicos, que estimulam uma maior participação e uma aprendizagem ativa. A formação de formadores promove o crescimento contínuo de conhecimentos e competências e a atualização de novas metodologias de ensino; paralelamente, os formadores do IFAPA, conhecedores profundos do contexto sócio-cultural e político de Moçambique, integram exemplos práticos e estudos de caso relevantes, tornando a formação mais significativa e facilmente aplicável à realidade local. Trata-se de um investimento estratégico que conduz a uma formação mais direcionada, adaptável e culturalmente relevante, contribuindo assim para uma melhoria global das competências e da motivação do pessoal da administração pública Beirense.
Finalmente, para garantir que os esforços de desenvolvimento da cidade da Beira sejam eficazes, inclusivos e orientados para as necessidades específicas da sua população, a compreensão e implementação de práticas de gestão de projectos, programas e recursos humanos são fundamentais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 a nível local, contribuindo assim para o progresso sustentável global.