Avançar para o conteúdo

MUDAR: o terceiro e último ano do projeto começa em plena atividade

A view of Macuti Miquejo
Bairro Macuti Miquejo

O segundo ano do projeto também chegou ao fim e é tempo de fazer um balanço. Um dos aspectos que mais caracterizou estes últimos meses de trabalho foi, sem dúvida, a conclusão do Relatório Descritivo relacionado à intervenção da  requalificação do bairro de Macuti Miquejo: é um dos documentos mais importantes do projecto MUDAR, pois contém o processo que levou à Universidade de Trento, responsável pela acção, para elaborar um projecto preliminar que respondesse às necessidades e as limitações  da população através de um processo participativo multilateral. O Conselho Municipal da Beira, que orientou a elaboração do projecto, é responsável pela sua execução.

É o culminar de um longo e importante processo que começou com uma extensa recolha de dados sobre a área de Macuti e o seu funcionamento administrativo, o que permitiu estabelecer prioridades e levar à definição de um projeto para o bairro. Assim, foram abordadas questões cruciais para a melhoria do assentamento espontâneo, tais como a mobilidade limitada no seu interior, as inundações a que está sujeito, a falta de espaços verdes e públicos e a ausência de recolha de resíduos sólidos. As intervenções propostas no Projeto Piloto ocupam uma posição estratégica em Macuti Miquejo e espera-se que abordem várias questões críticas simultaneamente. Pretende-se também que constituam um modelo replicável dentro do próprio bairro, de acordo com as prioridades indicadas no projeto preliminar, ou talvez em toda a Beira. Isto é possível devido às suas características de reprodutibilidade fácil e económicas. Além disso, constituem uma base de formação para a administração local, não só na fase de conceção das intervenções, mas também na sua implementação e manutenção.

O Relatório Descritivo foi apresentado e entregue formalmente ao Conselho Municipal pelo Professor Zolezzi, ponto focal do MUDAR para a Universidade de Trento, no dia 11 de Abril no salão nobre do Município na presença do Presidente do Conselho Municipal Albano Antonio Carige, das principais autoridades municipais, incluindo os vereadores da Gestão Urbana e Equipamentos, Construção e Infraestruturas, Agricultura e Meio Ambiente, o diretor do Serviço Autónomo de Saneamento da Beira e os parceiros do projeto. A experiência de Macuti Miquejo e o relatório descritivo foram também apresentados nas conferências internacionais em Génova, na Itália, “Resilient Territories and New Challenges Conference” (18-20 de Abril de 2024) e em Lisboa “International Association for Hydro-Environment Engineering and Research” (4-7 de Junho de 2024).

Outro evento importante em abril foi a Summer School, realizada na Província de Trento, na Itália, que contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal da Beira juntamente com 7 representantes municipais e dois gestores de formação da IFAPA. Com encontros, intercâmbios e comparações, foi uma oportunidade muito importante para apresentar aos parceiros moçambicanos as realidades do Trentino, numa dinâmica de diálogo horizontal que reforçou as relações e a amizade entre as cidades de Trento e da Beira. No entanto, a Summer School inseriu-se no processo de formação contínua que o MUDAR proporciona para reforçar as capacidades de gestão, técnicas e administrativas do município da Beira. Este segundo ano do projeto não podia ter terminado melhor.

Se muito foi feito, muito ainda está por vir, e o pessoal do MUDAR aguarda o terceiro ano com empenho e determinação: após dois anos de trabalho com a comunidade, as associações de bairro e os técnicos do projeto, a tão esperada requalificação do bairro de Macuti Miquejo vai começar. Mas não é tudo: os ciclos de formação administrados pela CCI ao IFAPA e pelo IFAPA ao Conselho Municipal vão continuar. Uma segunda visita de estudo será organizada entre as autoridades locais moçambicanas e uma delegação da Província de Trento visitará a Beira. Graças à colaboração com os Informáticos Sem Fronteiras, será concebida uma solução digital para melhorar os serviços prestados pelo município à população no domínio da gestão dos resíduos.

Em suma, não haverá tempo para relaxar! O que se sabe é que, graças a esta grande equipe do projeto, apesar das dificuldades e dos imprevistos, serão alcançados resultados de alto nível.