Avançar para o conteúdo

O podcast de MUDAR: sons e histórias para contar sobre Moçambique e a Europa

Immagini del viaggio di oSuonoMio in Mozambico
Viaggio di oSuonoMio in Mozambico

Contar aos europeus e aos africanos a África  e a Europa com uma nova linguagem, criando uma história entre dois mundos que, por diferentes motivos, estão passando por uma época de grandes mudanças. E é justamente a mudança que está no centro de MUDAR, criado com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano integrado para melhorar as condições de vida da população da Beira.

Nos últimos meses, a equipe da oSuonoMio, uma empresa pioneira na Itália na produção de sons e podcasts, esteve envolvida em duas viagens distintas para Moçambique com o objetivo de produzir um podcast narrativo original em três idiomas: português, italiano e inglês

Uma história que dará a oportunidade de mergulhar na vitalidade de um país jovem, onde tudo parece estar prestes a mudar: uma realidade marcada por grandes tensões socioeconômicas, com enormes riquezas naturais e uma pobreza estrutural desenfreada. 

Do bairro histórico de Mafalala, na capital Maputo, ao mercado de Maquinino, na cidade da Beira, e às províncias do norte: o retrato sonoro é o de um lugar surpreendente e fascinante, onde as pessoas, no entanto, parecem viver em diferentes linhas do tempo, dependendo de seu poder econômico.

A missão do oSuonoMio é recontar esse momento com novos olhos, longe do paternalismo ocidental, usando as ferramentas da narrativa, da história imersiva e da linguagem musical.

A história se desenvolve em três níveis narrativos diferentes, começando com uma história de amor entre dois jovens de continentes diferentes que são forçados a lidar com a distância e os outros obstáculos. O segundo nível é o do mistério, uma história cheia de surpresas, enigmas, aventura e suspense. Por fim, o nível mais importante: o da realidade viva e respirável, do confronto cultural e social. Nos últimos anos, o país teve que lidar cada vez mais com várias crises, cada uma das quais trouxe consigo as sementes de um renascimento estrutural. 

Desde as armadilhas da mudança climática, com a fúria devastadora dos ciclones Idai e Kenneth em 2019 e outros ciclones tropicais mais recentes, até a crise do gás na província de Cabo Delgado, no norte do país. Desde a morte do rapper Azagaia, em Março passado, até as tensões políticas que eclodiram após os resultados das últimas eleições municipais, em Outubro.

Seguindo os episódios do podcast, com a sua história original, terá a oportunidade de explorar em profundidade as diferenças entre a Europa e Moçambique: conhecer a história e os costumes, da arte à gastronomia, das tradições às perspectivas de vida, numa viagem que oferece um olhar aprofundado sobre a riqueza e diversidade dos dois continentes.

O projeto “Mudar Podcast” levou a equipa de oSuonoMio na procura de histórias, vozes, sons e nuances, para descobrir um país rico em beleza, música, relações e contradições.

Na primeira missão, Emanuele Lapiana, responsável pela coordenação, direção artística e toda a esfera sonora do projeto, percorreu o país recolhendo material áudio, entrevistas, mas também estabelecendo parcerias com os principais actores locais (redes de rádio, locutores, actores e dobradores lusófonos).

Na segunda missão, em novembro, Gianluca Taraborelli, responsável pela coordenação editorial, concentrou-se no enquadramento narrativo, em aspectos históricos, culturais e sociais específicos, apontando o microfone profundamente para a procura de raízes históricas e tradições locais, mas acima de tudo tentando captar a complexidade e o extremo dinamismo deste importante período de mudança.

Os sons e as histórias acompanham-nos desde os tempos em que os seres humanos viviam em grutas ou se deslocavam continuamente de um lugar para outro. As histórias, especialmente as que dizem respeito a relações, não conhecem filiação geográfica, são comuns a todas as culturas.

As narrativas não apenas transmitem costumes e tradições, mas são, em última análise, a ferramenta mais valiosa para entender para onde estamos indo e como estamos mudando.

É por isso que MUDAR escolheu um podcast narrativo para contar sobre Moçambique e a Europa, bem como o contexto em que o projeto ocorre.