Deriva da palavra inglesa “to steer”, que se refere ao mecanismo de direcção de um veículo, o nome do órgão de direcção – “Steering Committee” – de uma organização complexa que se reúne periodicamente para dar orientações à mesma organização.
No caso do projecto MUDAR, o “Steering Committee” é constituído pelos parceiros do projecto que têm poder de decisão. Reuniu-se na terça-feira, 30 de Maio 2023, para informar os intervenientes sobre o estado de adiantamento dos trabalhos e as estratégias para a melhor prossecução do projecto europeu.
Pela primeira vez, reuniram-se os responsáveis de todos os parceiros do MUDAR, com a Província Autónoma de Trento (PAT) como parceiro principal, o Conselho Municipal da Beira, a Universidade de Trento, a Universidade Zambeze e o Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica da Beira (IFAPA). O Centro per la Cooperazione Internazionale, entidade afiliada do PAT, e o Consorzio Associazioni con il Mozambico, entidade executora, também participaram na reunião. Uma vez que o projecto foi financiado pela União Europeia através do convite à apresentação de propostas dedicado às “Autoridades Locais”, a Delegação da União Europeia em Maputo também participou na reunião.
Durante o comité, os parceiros analisaram as actividades realizadas no primeiro ano do projecto e o planeamento do segundo ano. Além disso, o plano de actividades para o segundo ano, recentemente ‘lançado’ pelo ‘Conselho Técnico’ do projecto, foi também aprovado.
Tal como foi sublinhado por todos os representantes, o “Steering Committee” constituiu uma importante oportunidade de discussão. Nas palavras do Conselheiro de PAT para as Autoridades Locais, e também responsável pela Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Mattia Gottardi, os parceiros desempenham o papel de co-líderes no desenvolvimento. Em particular, a Província Autónoma de Trento interage com o Conselho Municipal da Beira, para identificar conjuntamente os objectivos, os instrumentos e as metodologias para prosseguir o melhor desenvolvimento comum.
O Presidente Conselho Municipal da Beira, Albano António Carige, juntamente com o Vereador Manuel Joaquim (Vereador de Gestão Urbana e Equipamentos), assistidos pelo CCI e pelo IFAPA, juntamente com as Universidades de Trento e da Universidade Zambeze, reafirmaram como o reforço das capacidades, constituído por formação e comunidades de prática, se revela um instrumento eficaz de crescimento, sob o signo da reciprocidade e da sustentabilidade. Isto está em linha com o espírito previsto pela Comissão Europeia.